-
Arquitetos: João Tiago Aguiar Arquitectos
- Área: 1200 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG + SG
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa encontrava-se numa fase de construção incipiente, em tosco, com a estrutura e alvenaria concluídas e foi, a partir daqui, que se tomou as rédeas do projecto que pedia um diálogo permanente com o conceito de forma a melhorá-lo e potenciá-lo ao máximo. Investiu-se, assim, nos acabamentos e revestimentos e na distribuição interior, ou seja, na estética, função e desempenho de cada divisão e elemento da casa.
De áreas generosas e três pisos no total (cave, piso 0 e piso 1), foi possível fazer um programa diferente e especial, onde se inclui, por exemplo, no piso semienterrado da cave, um SPA com cromoterapia, tanque exterior, jacuzzi, sauna e balneários, entre outras comodidades. Este piso conta ainda com sala de cinema, bar, apartamento para a empregada, zona de tratamento de roupas, arrumos, instalação sanitária de apoio à piscina exterior, garagem com capacidade para quatro veículos e, ainda, uma guest-house.
Constituem o piso térreo duas amplas suites, cozinha, i.s. social e uma sala de grande dimensão. Subindo ao piso 1, encontramos mais duas suites e ainda uma master-suite com walk-in closet.
Os revestimentos foram escolhidos de forma muito criteriosa e optou-se pela chapa em aço corten recortada a laser com desenho florestal que reveste todo o alçado principal e que é como um ‘cartão de visita’ pelo impacto que cria. Este material reveste ainda a frente do estacionamento, na sua totalidade, dando ao exterior uma leitura homogénea e de continuidade.
Quanto aos interiores, optou-se por colocar uma madeira bastante clara e de grandes dimensões no pavimento em todos os pisos, enquanto para as zonas mais específicas e húmidas como o SPA, a lavandaria e os arrumos, entre outros espaços, foi eleito o microcimento. Já nas instalações sanitárias, misturou-se esta matéria-prima com pedra nobre colocada em chapas de grande dimensão e a casar, sendo que na i.s. da master-suite a pedra cobre o chão, paredes e tecto. De notar ainda que na sala de cinema, por razões acústicas, colocou-se alcatifa no pavimento.
Merecem ainda destaque não só a lareira exterior junto à entrada principal, como ainda a piscina e uma outra lareira exterior escavada no pavimento, ambas na parte mais soalheira, ou seja, viradas a sul.